Sunday, August 12, 2007

Idiota

Antes de tudo, não sou um idiota, apenas me faço para poder viver num mundo de vários.


Acabei de deletar um post que tinha deixado aqui no começo do ano... A razão?

Eu acho que cresci muito rápido na faculdade, sério, coisa de 5 anos por semestre.
Acabei me tornando um velho. Chato de vez em quando, reclamando sempre de dor e cansaço e outras coisas (calma garotas, aquele vigor eu ainda tenho, e se não tivesse, eu como velho, bem que ainda poderia consumir o remedinho do Pelé!).

O grande caminho para isso é que vi muita gente idiota, mas idiota de verdade, não idiota de uma forma legal (como aqueles atores americanos cheio de expressões).

Gente que acha que felicidade é o objetivo de todos, gente que acredita que a cultura é importante, gente que não acredita em discussão e em briga. Sim, discussão e briga são o caminho para evolução!

Sempre busquei discutir com todo mundo sobre coisas óbvias ou que fosse de gosto de todos. É legal tentar ser contra a Unicef ou contra o Chico Buarque... Ninguém é contra eles!

Pois bem, até chegar neste estado "idoso" tive um caminho interessante.

Cheguei com 18 anos no Rio. Meu sotaque era "caipira" e eu praticamente fazia amizades e buscava cultivá-las com todo mundo. Para que? Eu tenho que cultivar inimigos! É muito mais divertido.

Comecei com um jogo, tentar eliminar algumas pessoas da minha vida, que de certa forma, eu acreditava que não acrescentavam nada demais! Apenas rancor fútil (diferente do rancor útil que irei discutir mais tarde).

Briguei com qualquer pessoa que tentasse tirar vantagem da minha boa aparência inocente. Tive mil caras! Sim! me orgulho de dizer isso! Se eu fosse um só até hoje, estaria engatinhando e chupando o dedão.

Em um caso interessante cheguei a dizer para um rapaz da faculdade que eu não iria votar na chapa dele por que eu era burguês. Isso porque estudava em uma faculdade de gente burguesa (nada demais) e que se ele quisesse revolução, estudasse para uma faculdade pública. Ele me xingou de várias coisas e eu continuei falando asneiras (nem media o que eu falava e nem sabia o que eu falava. Se houvesse um policial ali perto, eu poderia talvez, até ter sido preso!).

Ele ficou puto da vida! E eu ria depois que ele foi embora, por que eu não era nada do que havia falado com ele. Qual é gente? Quem me conhece sabe que não sou muito padrão puc.

Este se tornou um dos meus prazeres da vida, discutir com gente idiota me passando por mais idiota ainda! É muito melhor do que tentar se passar por mais esperto! Acho que posso chamar isso de minha virtude.

Comecei a trabalhar e ler livros de filosofia. Não deu 3 meses e entrei e sai de minha fase existencialista. Acho muito idiota esse negócio de ficar buscando quem você é ou para onde vai. Que vá para o inferno Sócrates e Aristóteles!

O engraçado é que muita gente entra tarde nesta de buscar o "eu interior". A frase típica? "Descobri que o universo era bemmm maior que meu mundinho". Nossa, que meigo. Pois eu nunca pensei em um mundinho. Desde criança quis consquistar o sistema solar inteiro. Nunca morei em condomínio ou em apartamento. Fui criado ao ar livre. Nunca fui criado com fita da disney. Fui criado com bonecos, veiculos, barbantes e coisas que me permitissem criar meus cenários.

Fui para os Estados Unidos fazer work experience. Não pra esquiar ou comprar roupa ou "abrir a cabeça" como muita gente faz. Fui para fazer dinheiro!

Acho que essa foi minha maior frustração! Não ganhei dinheiro suficiente, não fiz nenhuma música lá e não mantive nenhum contato forte.

Voltei para o Brasil disposto então a não me frustar mais.

Quando era menor, eu tocava punk-rock contra o sistema por que acreditava que isso passava alguma mensagem, mas as bandas que falam sobre rosas ganham dineheiro e eu nunca ganhei. Eu era contra nike, mas os garotos que usavam, saiam com mulheres e eu apenas tentava. Eu odiava a rede globo, mas ela que trabalhava com os melhores equipamentos.

Comecei a partir dai, sem me trair, a produzir para a massa! Sim! Percebi que amava muitas coisas da massa! Filmes como Duro de Matar 1 2 3 4, Gladiador, Pânico na TV.

Tive uma epifania! Começei a escrever roteiros "hollywodianos". Estou com 4 idéias de filmes muito bons e com certeza lutarei para prestarem atenção neles.

Por que eu tenho que produzir coisas cults e com conteúdo brasileiro? Eu nem me considero brasileiro! Nem estrangeiro! Já disse que sou contra cultura e Estado!

50% de chance a menos de me frustrar.

Fugi bem durante o texto, mas tudo que queria falar neste momento está nele.

Ah é, rancor útil eu acho aquele que você guarda e depois transforma em algo. Uma música quem sabe?
A pessoa tem que ter algo de irritante especial para me gerar este rancor, ou as vezes não, eu apenas olho para alguém e bate isso em mim.